Mato Grosso, Domingo, 05 de Maio de 2024     
Novo Portal
Servidores participam de treinamento para o uso do novo Portal de Periódicos
Qualificação
Servidores participam de treinamento para o uso do novo Portal de Periódicos
09/04/2010 14:29:03
por Coordenadoria de Comunicação Social
Servidores participam de treinamento na Capes
Servidores participam de treinamento na Capes

Professores, alunos e bibliotecários de todo o país participaram do treinamento para o uso do novo Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ao todo, 90 pessoas realizaram a capacitação, em Brasília, no último mês (2 a 5 de março).

Na Unemat, os técnicos Eduardo Melo Zinhani (PRPPG), Lady Patrícia Pimenta da Silva (Tangará da Serra), Marcelo Araújo (Nova Xavantina), Tereza Antonio Longo Job (Cáceres) e André Ricardo Cajazeira (Tangará da Serra) são agentes multiplicadores do Portal Capes.

Busca- O responsável pelos treinamentos, Allan Aroni, conta que o processo de pesquisas no Portal abandonou o antigo modelo, restrito a apenas um periódico ou uma base de dados, para um sistema que pesquisa assuntos e temas, por meio de uma ferramenta de busca integrada. “A busca por assunto gera um resultado muito maior. Por isso, a pessoa tem que usar os filtros para poder limitar as buscas e conseguir melhores resultados”, explica.

Para aproveitar dos novos recursos do Portal de Periódicos, é necessário que o pesquisador se identifique no sistema antes de qualquer busca. O cadastramento é feito na seção Identifique-se, que fica na barra superior da página inicial. Uma vez que, alunos, professores e bibliotecários estejam cadastrados, suas configurações de pesquisa ficarão salvas. Allan revela que, futuramente, a identificação vai permitir ainda o acesso remoto ao conteúdo do Portal.

Usuários- Trabalhando na reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Eduardo Zinhani, se prepara para repassar as dicas de uso do Portal, não apenas para os pesquisadores, mas a todos os seus colegas de trabalho. “O Portal é uma novidade. Hoje vai ser meu primeiro contato com ele”, completa o servidor público.

A bibliotecária da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) Mara Baptista disse que as dúvidas surgem quando usa o Portal. “Quanto mais usamos, mais elas aparecem. Esse treinamento é importante para nos mostrar os principais caminhos para resolvê-las”, comenta.

Segundo a bibliotecária Keicielle Schimidt da Universidade Católica de Brasília (UCB), os recursos tornaram o Portal mais eficiente. Ela cita o exemplo da ferramenta de alerta, que permite criar alertas de busca que integra a seção Meu Espaço. A ferramenta repete uma estratégia de pesquisa montada pelo usuário e informa, periodicamente por e-mail, o número de documentos recuperados.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 139514
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada